segunda-feira, 7 de abril de 2014

Curso de pós-graduação em jornalismo em Língua Portuguesa

:::  O curso de pós-graduação em Jornalismo Internacional em Língua Portuguesa avança em setembro de 2014 em uma parceria entre a Agência Lusa e o ISCTE-IUL de Lisboa.  :::
.
O curso de pós-graduação em Jornalismo Internacional em Língua Portuguesa será um vetor fundamental para difundir conhecimento, aproximar povos e concretizar o Conceito Estratégico de Cooperação 2014-2020, afirmou Luís Campos Ferreira, secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, da República Portuguesa.
A existência de uma Língua em comum cria terreno fértil para o desenvolvimento de projetos, sustentou Luís Campos Ferreira, sublinhando que o curso de Jornalismo Internacional em Língua Portuguesa é um “contributo muito forte” para a política externa e a para a Cooperação Portuguesa.
Intervindo na sessão de lançamento desta nova pós-graduação, decorrida a 2 de abril de 2014 na sede da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), em Lisboa, o secretário de Estado português defendeu uma “diplomacia da comunicação”, que difunde conhecimento, informação, e assim torna mais próximos os povos dos diferentes países, em diferentes geografias.
–– Conceito Estratégico da Cooperação Portuguesa ––
Luís Campos Ferreira defende uma "diplomacia da comunicação", a difundir conhecimento e informação entre os países lusófonos.
Luís Campos Ferreira defende uma “diplomacia da comunicação”, a difundir conhecimento e informação entre os países lusófonos.
O Conceito Estratégico da Cooperação Portuguesa 2014-2020 – documento estruturante para o setor que foi aprovado a 27 de fevereiro último pelo Conselho de Ministros do Governo de Portugal – reflete a evolução da arquitetura internacional da Cooperação Portuguesa para o desenvolvimento, com novas políticas, atores e instrumentos.
Este documento assenta em quatro princípios: coerência e coordenação entre parceiros; concentração geográfica e setorial, privilegiando projetos de natureza estruturante; apropriação, com enfoque no desenvolvimento de capacidades e na sustentabilidade; e parceria, através da partilha de recursos, incluindo fontes de financiamento (com a União Europeia, com outros países no âmbito da cooperação triangular, com países parceiros e com o setor privado).
Com a duração de um ano letivo, o curso de Jornalismo Internacional em Língua Portuguesa resulta de uma parceria entre a Agência Lusa e o ISCTE-IUL (Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa – Instituto Universitário de Lisboa).
Esta pós-graduação pretende preparar jornalistas ou futuros jornalistas para os novos desafios do jornalismo internacional e da agência de notícias, em especial nos territórios de Língua oficial portuguesa – Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Macau (na China), Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.
Dirigida por Gustavo Cardoso, investigador e professor do ISCTE-IUL, e Ricardo Jorge Pinto, diretor adjunto de informação da Agência Lusa, a pós-graduação vai ter no corpo docente professores do ISCTE-IUL e alguns dos mais experientes profissionais da agência de notícias de Portugal. Os estágios curriculares da pós-graduação terão lugar na Agência Lusa.
A cerimónia de apresentação foi presidida pelo embaixador Murade Murargy, secretário-executivo da CPLP, e contou também com a presença do ministro adjunto e do Desenvolvimento Regional da República Portuguesa, Miguel Poiares Maduro.  :::
.
–– Extraído da Agência Lusa e do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua ––

Nenhum comentário:

Postar um comentário