sábado, 5 de abril de 2014

Semana Cultural Brasileira pela integração na Universidade de Coimbra


Da Agência Lusa e da Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
4 de abril de 2014
As atividades da programação da IV Semana Cultural Brasileira, organizada pelos estudantes brasileiros, estarão concentradas no Jardim Botânico da Universidade de Coimbra. 
As atividades da programação da IV Semana Cultural Brasileira, organizada pelos estudantes brasileiros, estarão concentradas no Jardim Botânico da Universidade de Coimbra.
 
.
IV Semana Cultural Brasileira da Universidade de Coimbra ocorre entre os dias 6 e 12 de abril, com o objetivo de promover a cultura brasileira e a integração da comunidade de estudantes brasileiros no meio acadêmico de Portugal.
O festival é organizado por um grupo de meia centena de alunos da comunidade de estudantes brasileiros do Programa de Licenciaturas Internacionais (PLI) da universidade, e conta com o apoio financeiro e logístico da Universidade de Coimbra. O tema da Semana Cultural Brasileira deste ano é Redes – o mesmo tema da XVI Semana Cultural da Universidade de Coimbra, que ocorre de 1 de março a 1 de maio.
A continuidade desta iniciativa é “um reflexo” de a universidade ser “a mais brasileira fora do Brasil”, estando de momento 2.059 alunos a frequentar a instituição, sublinhou Filomena Marques de Carvalho, chefe da Divisão de Relações Internacionais da Universidade de Coimbra.
O objetivo da iniciativa, que conta com cinema, debates, convívio e música, prende-se com a necessidade de a “comunidade de estudantes brasileiros darem a conhecer a sua cultura” e de haver uma “integração” dos mesmos no seio da universidade, aclarou.
Porém, a iniciativa tem “a preocupação de envolver toda a comunidade acadêmica”, reforçando a interação entre estudantes, disse à Agência Lusa Filomena Marques de Carvalho.
“A comunidade brasileira, pela sua expressão em termos de número, tem mais capacidade de se organizar e de desenvolver este tipo de iniciativas”, salientou.
–– Samba, capoeira, jogos indígenas e dança gaúcha em Coimbra ––
Apesar de começar no domingo, dia 6, a abertura oficial será realizada na segunda-feira, 7 de abril, às 15 horas, no Auditório da Reitoria. A cerimónia de abertura com a presença do representante permanente da Missão do Brasil junto da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), José de Almeida Pinto; do reitor da Universidade de Coimbra, João Gabriel Silva; e do escritor Fernando Pinto do Amaral, membro da comissão do Plano Nacional de Leitura da República Portuguesa, que irá falar sobre a difusão da Língua Portuguesa no mundo.
No mesmo dia, será aberta uma exposição na Faculdade de Letras intitulada “Brasileiros de Ontem e de Hoje em Coimbra”.
Durante a semana haverá debates e mesas redondas em torno de temas como preconceitos e identidades socioculturais, movimentos sociais e produções científicas em rede. Além de mostras de samba, capoeira, gastronomia, teatro, jogos dos povos indígenas e uma oficina de dança gaúcha. Os eventos estarão concentrados no Jardim Botânico da Universidade de Coimbra.
Haverá ainda um concurso de fotografia sobre estudantes em programas de mobilidade, uma mostra de cinema brasileiro contemporâneo e uma feira multinacional – esta a ser realizada no Polo I da Universidade de Coimbra, entre os Departamentos de Química e de Física, onde os estudantes de várias nacionalidades podem divulgar a cultura de seus países.  :::
.
–– Extraído da Agência Lusa e da Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal) ––

Deixar uma resposta

Nenhum comentário:

Postar um comentário